Segurado do INSS pode receber benefício até três anos após a Demissão - VCSis ContabilPress

Segurado do INSS pode receber benefício até três anos após a Demissão

Segurado do INSS pode receber benefício até três anos após a Demissão

Dos três milhões de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com suspeita de fraude que serão alvo do pente-fino previsto na Medida Provisória (MP) 871, 858 mil podem estar sendo pagos a pessoas que já morreram, segundo informações do órgão.

Para evitar esse tipo de pagamento indevido, o INSS começou a bloquear nesta segunda-feira (dia 25), os pagamentos de março dos beneficiários que estão há mais de 12 meses sem realizar prova de vida.

O instituto informou que 2,179 milhões de beneficiários ainda não comprovaram vida, de acordo com a folha de pagamento de fevereiro de 2019, e por isso são passíveis de bloqueio, caso não realizem o procedimento. Desse total, 529 mil devem ter o benefício suspenso já na competência de março, ou seja, cujo depósito ocorre entre os dias 25 de março e 5 de abril.

SAIBA COMO EVITAR A SUSPENSÃO DE BENEFÍCIO NO INSS

Ter o benefício cortado pode causar muita dor de cabeça e problemas para aposentados, pensionistas e seus familiares, já que esta pode ser a única fonte de renda de muitos lares brasileiros.

Este bloqueio ocorre quando o segurado não faz a prova de vida por mais de um ano. Trata-se de um procedimento simples, que acontece todos os anos, quando o segurado deve comparecer na instituição financeira (banco) que paga a aposentadoria, para renovar a senha ou assinar documentos que comprovam que não há fraude ou alguém recebendo o benefício indevidamente em seu lugar. Confira algumas dicas para não perder o prazo da prova de vida e não ter a aposentadoria cortada.

Referencias | Leia na Integra
https://zenaide.com.br/mais-de-850-mil-beneficios-do-inss-podem-estar-sendo-pagos-pessoas-que-ja-morreram/
https://www.cordeiroeaureliano.com.br/blog/post/fique-ligado/aposentadoria-bloqueada-saiba-como-evitar-a-suspensao-de-beneficio-no-inss/5780

Obs: Nosso interesse principal e indicar conteúdo relevante para vocês, descrevemos breves parágrafos neste artigo, para leitura na integra visite os sites de referencia acima